Psicologia e Fé


O ser humano é sobretudo confuso... Não temos a clareza do nosso propósito aqui nesta vida, do que realmente importa.


Mas dotados de uma certa inteligência, raciocínio e baseados na experimentação do mundo pelos nossos cinco sentidos, vamos tentando nos virar...

Imersos em uma sociedade que dita valores materialistas, somos bombardeados por uma imensa quantidade de informações sobre o que e’ sucesso.

Queremos ser amados, mas não temos certeza se merecemos. Assim, precisamos fazer por merecer, conquistar. Vencer !

Não raramente caímos em ilusões: Sentimos desejos, definimos nossos objetivos de sucesso exteriores a nós, tomamos as rédeas de nossa vida em nossas mãos e vamos "atrás dos nossos sonhos".

Em determinados momentos, passamos a acreditar em nós mesmos, na capacidade de realizar. Sentimo-nos todo-poderosos, aceleramos fundo... e vamos dando continuidade a essa epopéia egoísta chamada "minha vida".

Entretanto, a realidade não está muito aí para os delírios do nosso umbigo. Após efêmeros instantes de "sucesso", quando menos esperamos, numa esquina qualquer, vem o revés: um sonho não realizado, uma decepção, perdas financeiras e afetivas, problemas de saúde, a possibilidade da morte.

Baldes de água fria em nossos "sonhos", mas sobretudo lembretes da nossa pequenez.

O ser humano oscila ciclicamente na dualidade entre a ilusão de ser capaz de tudo e a conclusão de que é pequeno e impotente diante da vida...

E nesta montanha russa, o resultado raramente é uma vivência de paz e plenitude. Ao invés disso os movimentos para a cima e para baixo nos remetem a uma subida egoísta e arrogante, sempre seguida por uma descida frustrante em direção a depressão:

Durante a "subida", dizemos : Tudo que eu quero eu conquisto, Sou um(a) batalhador(a) e vou chegar lá , Vou vencer...

Durante a "descida", dizemos: Estou meio deprimido hoje , Acordei meio down hoje , Estou esgotado, A vida é uma droga mesmo, Porque comigo ? , A culpa é deles , De que vale viver ?

Como diria uma modelo internacional: "Eu não sonho, apenas os transformo em realidade". Dias depois, percebeu que estava doente: Anorexia.

Inconstância e incoerência parecem marcar o nosso viver, e como resultado sofremos e fazemos sofrer.

As Perguntas são:

Precisa ser mesmo assim ?

Ou será que algo está errado , não com a vida em si mas na forma como a enfrentamos ?

O que vai realmente nos levar a uma vida mais significativa, com mais harmonia, sem tanta angústia e sofrimento, com mais paz ?

As respostas vêm de um amadurecimento dos nossos propósitos, dos nossos valores, da nossa visão de nós mesmos e dos outros.

Trata-se de uma escolha: Ou nos conformamos e seguimos vivendo essa montanha-russa de emoções que denominamos vida ou buscamos um renascimento na forma de viver.

Emerge então uma proposta de renovação: Aventurar-se no amadurecimento do propósito da vida, indo além do sobreviver diário caracterizado por objetivos egoístas e mesquinhos e pela busca de prazeres intensos e efêmeros.

Esse renascimento só ocorre quando usamos nossa inteligência, sensibilidade e criatividade no sentido de um auto-conhecimento e um reposicionamento de nós mesmos em relação ao todo.
A combinação Psicologia + Fé descortina a possibilidade desse renascimento.
A Psicologia oferece caminhos para o auto-conhecimento, enquanto a Fé oferece a possibilidade de reposicionamento.

Psicologia sem fé : Não vai dar resultado se apenas nos conhecermos e não nos reposicionarmos, pois será apenas conhecimento e não transformação. Assim psicologia pura diagnostica, trata, mas não cura !

Fé sem Psicologia: Uma fé cega é incapaz de transformar, pois será apenas misticismo. Não é possível transformar algo que não se conhece, assim não poderemos ser transformados se não investigarmos com coragem nosso íntimo.

Assim, a Psicologia proporciona o aumento da consciência de nós mesmos e diagnóstico de nossos comportamentos disfuncionais, arraigados e condicionados pelo ego.

A Fé, por sua vez, passa por um redimensionamento de nós mesmos perante a Deus e nos oferece uma visão mais ampla do que chamamos vida.

Vida com Fé não é limitada a nós mesmos, mas expandida em direção ao próximo e por consequencia a Deus. Com a Fé, saímos de nosso casulo e voamos em direção ao Infinito Divino. Não um infinito qualquer, mas infinito imerso em compaixão, amor, mansidão e PAZ.

Entretanto, PSICOLOGIA e FÉ são apenas duas ferramentas...

As ferramentas possuem em si o potencial, mas não a capacidade de auto-realização. Ferramentas esquecidas na garagem são inúteis, pois não constroem uma realidade melhor. Ao passo que ferramentas utilizadas por um ser consciente na construção de uma realidade melhor guardam um poder inimaginável de transformação.

A responsabilidade pela decisão é nossa ! Podemos deixar essas ferramentas no fundo sombrio da nossa garagem ou empreendermos uma caminhada, com uma ferramenta em cada mão buscando a nossa transformação , e por consequência a do mundo, em algo maior, melhor e mais significativo.

Eis a nossa proposta: Aventurem-se nessa busca... Temos a vida inteira para isso!


João Paulo Gavi