Psicoterapia

É um processo conduzido por psicólogos, que utiliza técnicas e instrumentos psicológicos, no qual o indivíduo busca expandir o auto-conhecimento, aprendendo a entender e a lidar melhor com seus sentimentos.
Seu objetivo é facilitar condições para que a pessoa aprenda sobre si mesma, através de seus comportamentos e das trocas estabelecidas nesse processo.

É um trabalho em conjunto, psicólogo e individuo. Para que seja bem desenvolvido, é necessário um clima terapêutico favorável e uma relação terapêutica saudável: Vínculo e empatia terapêutica.


Quando procurar um Psicólogo ?

Não existem muitas regras. A razão mais lógica é sempre que se precise. Muitas vezes a procura ocorre quando, de alguma forma, o individuo não está satisfeito com o andamento de sua vida, possui necessidade de descobrir novas maneiras de conduzir a própria vida, está passando por uma fase de sofrimento ou transições difíceis, ou mesmo para o auto-conhecimento. A procura também é indicada para tratamento de transtornos, depressão, fobias, pânico, anorexia, bulimia entre outros. A terapia vem como um instrumento facilitador para esses objetivos.

Para dar início a um processo psicoterapêutico, basta marcar uma entrevista com um Psicólogo que fará uma avaliação sobre a necessidade ou não de um trabalho terapêutico. Nessa entrevista poderão ser tiradas todas as dúvidas à respeito do processo.